Deixe-me adivinhar, sua senha é 123 ou 123456?

Senha, sua chave na internetTenho certeza que boa parte dos leitores desta matéria usa umas destas senhas, se não é assim é algo parecido como 1234, 0123 e etc. Isto é um problema para quem administar redes, sistemas bancários, intranets, extranets ou redes sociais.

Estas senhas facilitam o acesso de invasores a informações as quais não deveriam ter acesso e permite o uso indevido de sistemas eletrônicos o que pode causar prejuízos financeiros ao dono da senha ou a empresa a qual ele faz parte. Não quero perder tempo em explicar o que todos sabem e sim em como podemos evitar este erro com senhas fáceis de ser lembradas e difíceis de serem quebradas, vamos as dicas:

Use nome de música: Sabe aquela musica que você gosta? Que você curte ouvir, tenho certeza que você não esquece o nome dela, certo? Então use-a como senha. Por exemplo se você gosta de rock, curte Legião Urbana e mais especificamente Faroeste Caboclo. use as três primeiras letras de cada palavra, teremos far+cab. Se você quizer pode torna-la mais segura adicionando mais 4 números. Fica assim: far+cab+1010, esta é uma senha considerada de média para difícil nos sites que fazem avaliação de senhas.

Use uma frase: O nosso cerebro grava com mais facilidade aquilo que faz algum sendito para ele, que você acha que é masi fácil lembrar? Salve o tricolor do morumbi ou sotdm? Ou Adoro assistir filmes na TV ou aafnt? Então, os dois exemplos mostram frases e senhas compostas das primeiras letras  de cada palavra. Não é mais fácil lembrar as frases? Pense em assuntos que você gosta que faz parte do seu dia-a-dia e pegue as primeiras letras dela a faça sua senha, assim como no exemplo acima adicione 4 números a ela e torne-a imbatível.

Não use uma única senha: Pense, você se cadastra em diversos sites, sendo que a maioria você não conhece  a sua origem  ou o nível de confibialidade deles, eles podem armazenar sua senha não encritografada o torna sua senha um presente para quem invadir este banco de dados ou até mesmo para quem “administra o site”. Com seu nome, e-mail e senha ele pode fazer miséria pela internet, isto se ele ainda não tiver outras informações suas. 

Você não precisa ter uma senha para cada site, mas tenha pelo menos 3 senhas diferentes, isto possibilita que mesmo esquecendo qual você usou em determinado site as possibilidade de tentantivas não vão provocar o bloqueio da sua senha. E só para lembrar, senha de banco não deve ser reutilizada em nenhum outro lugar, nem mesmo no seu e-mail.

Tags: , , , , , , ,