O layout é fundamental na compra pela internet?

Quando você está pesquisando um produto na internet, o que você considera? Preço, localização da sede da loja, nome da loja ou grau de aprovação? E depois de entrar nas lojas, o faz você decidir pela compra em uma determinada loja? A quantidade de informações sobre o produto, a forma de pagamento, promoções, descontos ou o layout da loja? Você deixaria comprar em uma loja que possui um produto mais barato que as outras só pelo fato do layout da loja não lhe agradar?

Esta foi a tônica da reunião que tive hoje em um cliente. A solicitação que recebi foi para criar uma nova identidade visual pois a atual não está “funcionando”. Como parte do meu trabalho levantei uma série de questões que considero pertinentes ao fato. O preço da loja é competitivo? O produto possui descrição suficiente para sanar as dúvidas básicas do potencial comprador? Há opções de  pagamento?  Nenhuma das minhas perguntas foram respondidas.

Quanto a razão pela qual o meu cliente acredita que o layout pode ser o responsável pelas baixas vendas, nem ele mesmo sabe. Eu concordo que o layout atual da loja não é dos mais agradáveis mas não dá para dizer se ele o responsável pelas baixas vendas ou não. O que sei dizer é que os 3.700 visitantes mês só descobrem se gostam ou não do visual depois que acessaram a loja. Eu penso também que é mais fácil atribuir a culpa em algo que vemos e que não está diretamente sobre nossa responsabilidade, do que fazer um estudo detalhado das reais causas da situação.

Tags: , , , , ,

Comente